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Qual é a Melhor Estratégia: Inbound Marketing ou Outbound?

Antes de tudo é muito importante entender quem é seu publico e quais são seus interesses. Este trajeto é conhecido como Funil de vendas. 



Muitas pessoas têm a dúvida na hora do investimento sobre escolher Inbound ou Outbound Marketing. Estes dois modelos possuem estratégias diferentes que vai depender muito da organização e seu segmento na hora da escolha. 


Inbound Marketing

Inbound Marketing tem como objetivos principais, atrair e fidelizar clientes, ou seja, esqueça a questão de ir atrás de clientes, com essa estratégia eles virão atrás de seu produto ou serviço.


Isso ocorre devido a criação e publicação estratégia de conteúdos qualificados. Sendo assim, criar conteúdos de qualidade, no momento certo e para a sua persona real, são fatores primordiais do Inbound Marketing.


Como a geração de conteúdo faz com que seus potenciais clientes encontrem mais facilmente a sua empresa, o Inbound Marketing tem sido muito escolhido por empreendedores para promoção de sua marca.


As principais ferramentas utilizadas são: Mídias sociais, Blogs, e aplicação adequada de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, sigla em inglês que significa Otimização para os Motores de Busca)


Outbound Marketing


Seguindo a lógica, o Outbound Marketing é o contrário do Inbound: se o Inbound atrai os clientes sem precisar procurá-los, o Outbound tem como base a prospecção ativa de clientes oferecendo a eles, diretamente, seus produtos e serviços. 


Outbound aposta em publicidade que se ajustam ao dia a dia do seu cliente como: anúncios em TV, jornais, revistas, anúncios no YouTube


Outbound Marketing engloba técnicas mais tradicionais de marketing e comunicação.

Entre elas, as principais são:


1.  Televisão: As propagandas televisivas ainda são bastante usadas nesse marketing tradicional.

2. Jornais e revistas: Esses anúncios, apesar de muitos acharem que podem acabar um dia, ainda tem o seu poder de persuasão;

3. Telemarketing: A procura ativa de clientes pode ser considerada como uma tarefa de estratégia. 

4.    E-mail Marketing: Ofertando serviços e produtos, pode ser considerada uma das principais. 

5.    Links: Através da atração de tráfego para sua página. 

6. Patrocínio de Eventos: O patrocínio de eventos permite os famosos Networking. Uma rede de contatos para novos negócios.

Inbound Marketing e Outbound: Comunicação


A principal diferença entre os dois é a forma como o consumidor recebe a mensagem.


No Outbound, existe a comunicação direta, por exemplo, um anúncio no meio de uma leitura de uma matéria. Essa comunicação direta significa que o Outbound se conecta diretamente com o cliente.


Já o Inbound Marketing, conecta indiretamente com o consumidor. Ele usa a ideia de que o seu negócio estará preparado quando o consumidor procurar pelos seus produtos ou serviços. Pesquisas comprovam que mais de 90% das compras online acontecem através de buscas na internet. Esta é à hora de estar preparado e aparecer nas buscas. 


O interessante do Inbound Marketing é que as informações publicadas são absolutamente do seu Negócio, então a qualquer momento um cliente ou interessado no seu produto ou serviço, poderá encontrar e acessar tais informações. É uma publicidade que somente desaparecerá se você mesmo as retirar do ar.




Inbound Marketing e Outbound: Resultados


Isto está muito mais ligado à comunicação online, assim indiretamente ligado a Inbound, já que suas ferramentas são, exclusivamente, digitais. 


Hoje já podemos mensurar em tempo real os resultados, pois quando você coloca no ar uma campanha é possível acompanhar os cliques e conversões na hora que quiser.


Com Inbound você pode saber o valor que cada cliente custou. Simplesmente coletando as informações de conversão de acordo com seu investimento. 


Caso um anúncio não esteja surtindo efeito, ou por algum motivo precisar ser editado pode ser feito com facilidade. 


Com o Inbound, se você tem um produto ou serviço interessantes, muito rapidamente seus resultados aparecerão e mesmo os dados sendo mais complicados, valerá muito o trabalho. 


Inbound Marketing e Outbound: Custo


Inbound marketing, oferece um custo-benefício melhor, e estamos falando de resultados. 

Com Inbound Marketing você sabe exatamente quanto cada valor do seu investimento se tornou vendas.


Outra diferença é que no Inbound Marketing o seu ROI (Retorno sobre o Investimento) é muito mais rápido, e no Outbound Marketing é mais demorado, e seus resultados não são tão imediatos como os do Inbound


Porém, não existe um modelo melhor, dependerá muito dos objetivos da empresa, pois as duas estratégias se forem aplicadas corretamente poderão trazer muitos ganhos para a organização. 


E você? Qual das duas estratégias tem usado na sua empresa? Comente aqui para sabermos o que mais tem surtido resultados para o seu negócio?

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