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Processo de criação de personas – Identifique seu público

Atualizado: 30 de dez. de 2020

As tecnologias e técnicas de atração do público estão em constante mudança e evolução.


As tecnologias e técnicas de atração do público estão em constante mudança e evolução. Antes o marketing trabalhava com a criação e definição de público-alvo, hoje a principal estratégia para fazer um negócio dar certo é a criação de personas.

Quando o marketing trabalhava apenas com a definição de público-alvo muitas questões deixavam de ser respondidas.

Podemos dizer que a persona é algo mais específico, direciona o serviço, produto ou conteúdo com mais informações a respeito de quem vai consumir. Definir a persona é esmiuçar o público-alvo, de maneira que fique mais definido, otimizado e segmentado. Com as definições bem detalhadas as estratégias de Marketing poderão ser desenvolvidas com mais precisão e assim serão mais eficazes.


Como Definir a Persona?

Definir a persona é o mais do que identificar o seu público, é descobrir o que ele gosta de fazer, no que trabalha, quais seus objetivos, etc.

A persona é um personagem, como o próprio nome sugere, semifictício criada para ajudar a compreender quem é o cliente e quais as suas necessidades.

Não são todas as pessoas que visitam o seu site que são os reais compradores. É essencial deixar isso claro, pois é importante focar em grupos de pessoas que sejam semelhantes aos seus clientes e não nos visitantes no geral. 

Para não ter mais dúvidas, preparamos aqui as 4 dicas essenciais para a criação de personas. Confira!



1. Identifique as Dores da Persona

Toda persona possui dores, essas dores podem ajudar significativamente a criar uma estratégia de atração efetiva. A dor pode ser considerada qualquer coisa que incomode, seja relacionada ao seu negócio ou não.

Quando as dores são identificadas fica mais fácil criar oportunidades para ajudar a persona a melhorar essa dor ou mesmo apenas identificá-la.  Muitas vezes as dores podem não estar relacionadas ao seu produto ou serviço, mas servem para entender o comportamento do tipo de persona e o quanto isso pode influenciar em suas decisões.


2. Foque na Falta de Solução

Qualquer pessoa tem problemas! Quando uma pessoa começa a fazer pesquisas, realizar buscas, ela está à procura de uma solução. A maior dificuldade dessa busca é que muitas vezes não se sabe qual o real problema. Para ajudar a persona a encontrar a solução é preciso entender o problema em sua totalidade.

Se a persona chegou até a sua empresa é porque ela busca uma solução e cabe a você apresentar boas opções a ela.

Aí que entra a importância da criação de personas, pois se previamente ela foi criada, certamente terá a solução que ela procura.


3. Identifique os Critérios de Decisão

Os critérios de decisão são essenciais para entender a forma de consumo da persona.

Quando se entende o que ela prioriza, clareia os formatos de estratégias que podem ser colocados para ela.

Mas o que é mais importante? Suporte da empresa? Preço? Contratos? Absolutamente TUDO!

Nesse momento todos os critérios devem ser levados em conta. É importante relacionar os pontos de atuação durante a compra e assim ter um panorama real da situação.


4. Descubra o Objetivo da Persona

Qualquer pessoa quer alguma coisa. E sua persona? O que ela quer? O objetivo de cada pessoa influencia diretamente nas suas ações de compra.

São os planos e objetivos de cada persona que determina o comportamento na rede. Um exemplo é sobre se cadastrar na newsletter, se estiver dentro dos objetivos, certamente a pessoa vai se cadastrar.

Saber os objetivos também direciona para entender e produzir conteúdos que possam atrair e fidelizar os clientes. 


Passo a Passo para Mapear sua Persona:

• Descubra o motivo que fez a pessoa comprar; • O processo de compra que o cliente percorreu; • Qual o entendimento que a pessoa tem do produto que adquiriu?  • Como a pessoa costuma gastar seu dinheiro? • Especificar os dados demográficos: posição social, sexo, idade, grau de educação, etc.


E então, preparado para começar o processo de criação de personas? Siga as dicas e comece já! A persona é a peça mais importante do marketing. Não perca tempo! Se você precisa da criação de persona nos contate que podemos cria-las para você.



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