top of page
  • Foto do escritorDynamus Marketing Digital

Inbound Marketing: etapa de conversão de tráfego em leads

A consequência disso é um público mais engajado e interessado no seu negócio e nos produtos ou serviços que você tem a oferecer e não somente um grande volume de pessoas que não tem o menor interesse no seu negócio.

Como você já leu nosso artigo anterior sobre o que é Inbound Marketing você já sabe que essa é uma estratégia com algumas etapas que tem como principal função atrair e conquistar público ao invés de tentar comprá-lo. 


A consequência disso é um público mais engajado e interessado no seu negócio e nos produtos ou serviços que você tem a oferecer e não somente um grande volume de pessoas que não tem o menor interesse no seu negócio.


Isso aumenta consideravelmente as chances de que o seu negócio tenha sucesso, pois o público que chegará até você é mais qualificado, ou seja, mais interessado no que você tem a oferecer.


Isso tudo é possível através de etapas simples que são as seguintes:

•    Atração •    Conversão de tráfego em leads •    Conversão de leads em Clientes •    Relacionamento •    Análise


A etapa de atração nós também já vimos no artigo anterior e consiste na primeira etapa do Inbound Marketing, cuja a intenção é atrair tráfego para sua página ou site e causar nessas pessoas um impacto através de um conteúdo relevante e de qualidade.


Sabemos que a atração é apenas a primeira etapa do Inbound Marketing, seguida por outras quatro etapas pelas quais o cliente avançará até chegar onde você deseja.


Entretanto só é possível fazer o cliente avançar nessas etapas através das ferramentas a seguir: (já faladas anteriormente) •    SEO  •    Links patrocinados •    Marketing de conteúdo •    Criação de sites  •    E-mail marketing  •    Landing page •    Gestão de redes sociais


Aos poucos veremos todas essas ferramentas: como funciona cada uma delas e qual o seu papel na conquista do cliente. Dessa forma você saberá bem como utilizá-las a favor do seu empreendimento para obter todos os benefícios que o Inbound Marketing pode oferecer.


Então agora vamos para a segunda etapa dessa sequência que é a conversão do tráfego em leads.



Conversão de tráfego em leads


A etapa de conversão de tráfego em leads nada mais é do que a etapa, como o nome já diz, de converter as pessoas que chegaram até o seu canal online em clientes potenciais ou leads. 


Essa etapa fará a sua relação com essas pessoas, que até então eram simples desconhecidas, se estreitar e você começará a conhecê-las melhor.


Mas como você irá conhecê-las? Através de algumas daquelas ferramentas que listamos acima, você se lembra?


Nessa etapa você pode utilizar as landing pages ou páginas de capturas, por exemplo, ou qualquer outro tipo de formulário que faça com que o tráfego, que até então eram apenas números, se personifiquem, virando pessoas com idades, sexos e interesses distintos.


Isso permitirá a você ter uma ideia mais precisa de quem realmente está chegando até a sua página, qual o verdadeiro interesse dessa pessoa no seu empreendimento e também o motivo pelo qual ela chegou até você.


Também permitirá a você direcionar as suas ações para essas pessoas,focar naquelas que realmente deseja atingir e criar um relacionamento a longo prazo.


Entretanto é interessante saber que somente disponibilizar o formulário não é suficiente. O que dá mais resultados é oferecer algo em troca dessas informações que você deseja obter dos seus visitantes.


Em outras palavras, você pode, por exemplo, disponibilizar algum material educativo ou com conteúdo interessante pedindo que a pessoa preencha um cadastro simples antes de ter acesso a ele. Pronto, você já captou os dados do cliente.


Mas não se preocupe, falaremos detalhadamente dessas ferramentas de captação de dados mais a frente. Assim como ainda falaremos das outras etapas e ferramentas do Inbound Marketing.


Se você está interessado em ter sucesso no seu empreendimento continue acompanhando nossos artigos e obtenha aqui no nosso blog muitas informações interessantes sobre esse e outros assuntos.


No próximo artigo falaremos de conversão de leads em clientes. Não perca!


bottom of page