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Consumidor 2.0 e 3.0? Descubra agora mesmo a quem você serve!

Atualizado: 30 de dez. de 2020

“A quem você serve?” A pergunta proposta por Vladmir Raykov, um instrutor best-seller com vários cursos no âmbito do Marketing Digital, incita uma reflexão muito profunda acerca dos públicos-alvo de um negócio. 



“A quem você serve?”. A pergunta proposta por Vladmir Raykov, um instrutor best-seller com vários cursos no âmbito do Marketing Digital, incita uma reflexão muito profunda acerca dos públicos-alvo de um negócio. 


Conhecer o consumidor sempre foi um dos pontos essenciais para o sucesso de qualquer negócio, mas, agora, diante de todos os avanços tecnológicos, isto se tornou mais importante; e difícil.


Vivemos na era da internet. Uma era onde tudo acontece de forma muito rápida. Assuntos ganham proporções gigantescas e “viralizam” nas redes sociais. 


É neste contexto que surge a figura do Consumidor 2.0 e 3.0: um consumidor com um perfil atualizado e moderno que utiliza o alcance da internet para refinar suas pesquisas acerca de serviços e produtos.


A Atualização do Consumidor


Há algumas décadas, para um cliente tomar uma decisão de compra, ele se baseava em recomendações de amigos ou se dirigia até uma loja e “avaliava” o produto com seus próprios olhos. Em dadas situações, o antigo marketing conseguia conquistá-lo com a propaganda tradicional, um bom vendedor ou uma chamada de um operador de telemarketing.


Hoje, entretanto, o jogo mudou e a vantagem é toda do consumidor. Com poucos cliques e alguma leitura, uma pessoa consegue obter um milhar de reviews acerca de produtos, consegue ir às redes sociais e obter as recomendações de outrora, em maior quantidade e com grandes detalhes.


Até mesmo para solicitar um reparo ou registrar uma reclamação este novo consumidor tem ao seu alcance uma gama de opções extremamente eficiente. Há diversos exemplos na rede, como o site “reclame aqui” ou casos famosos que “viralizaram” na internet, alcançando uma projeção assustadora nas redes sociais.


Este novo perfil demanda uma atitude emergencial por parte das empresas. Não à toa, a ascensão do Marketing Digital foi e é tão marcante. Grandes empreendedores chegaram à conclusão de que determinados modelos de negócios não sobreviveriam às novas eras dos consumidores 2.0 e 3.0.

E como servir a este consumidor?


Pense como um consumidor: você tem paciência para entrar em contato com uma empresa através do saudoso “0800” para registrar uma reclamação ou solicitar determinado serviço? Ou, quem sabe, tem a paciência necessária para atender àquelas chamadas de operadores de telemarketing, com ofertas não solicitadas e frases repletas do chamado “gerundismo”?


Quem já perdeu horas tentando cancelar uma linha telefônica ou serviço sabe que a resposta para ambas as perguntas é: não! E, é claro, as empresas já sabem disto também. (Se ainda não sabem, o mercado as engolirá). Para atender a este novo consumidor, o marketing das empresas também evoluiu, ou está evoluindo. 


O conceito de criar uma buyer persona, algo muito difundido pelas doutrinas do marketing digital, foi criado exatamente para compreender as nuances comportamentais de cada cliente, com vistas a oferecer um atendimento cada vez mais personalizado.


Prova disto são as próprias operadoras de telemarketing que já disponibilizam contatos através das redes sociais e chats online, pois sabem que suas buyer personas não possuem o perfil para chamadas telefônicas de longa duração.


Resumindo...


O mundo mudou. O mercado e o consumidor também mudaram. A tecnologia colocou uma série de ferramentas à disposição das pessoas. Ferramentas que, no contexto de uma compra, permitem o refinamento de uma pesquisa em um nível qualitativo jamais alcançado.


Com estas alterações, diversos modelos passaram a não mais atender aos anseios do consumidor. Para fazer frente a esta onda de inovações disruptivas as empresas deverão também evoluir, tornando-se empresas 3.0: empresas que falam a mesma linguagem de seus públicos-alvo, que vão aos locais onde seus clientes estão e oferecem os produtos/serviços certos para suprir a necessidade do consumidor 3.0 de maneira pontual e personalizada.


Se você está pronto para fazer um upgrade e transformar seu negócio em uma empresa 3.0, a Dynamus está pronta para lhe entregar as melhores soluções em marketing digital. Fale conosco, vamos ajudá-lo a conquistar seus consumidores.

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