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8 Passos para Entender qual o Perfil do seu Consumidor na Era Digital

Atualizado: 30 de dez. de 2020

A internet tem mudado a vida das pessoas desde sua criação. Ela influenciou a maneira como as pessoas vivem e principalmente mudou a maneira como elas consomem.


O consumidor da era digital é muito diferente do consumidor de décadas atrás, sendo muito mais informado, exigente e tendo o mundo a sua disposição com um clique.


Conhecer melhor este público e entender o perfil do consumidor atual é fundamental para direcionar suas vendas e estratégias de marketing. Saiba como você pode entende melhor o seu consumidor com estes 8 passos.





1. Use as Informações de seu site ou rede social

Nada melhor do que recorrer a internet para entender qual é o perfil do seu consumidor. Veja quem são as pessoas que acessam suas redes sociais, quem compartilha suas publicações, veja as curtidas. Com isso, é possível traçar perfil de cliente que está em contato coma sua marca.

2. Saiba que tipo de Informação seu público consome

Para entender seu público, saiba que tipo de informação ele busca e onde ele procura se informar. Quais são as buscas que ele faz e que tipo de informação ele consome. Ele pesquisa preço, cores, quantidades? Entenda quais informações importam mais.

3. Interaja com o público

A interação com o público é fundamental para conhecer melhor qual é o perfil do seu consumidor. Na era digital, o contato com a marca é muito valorizado pelo cliente e deve ser exercitado pelas empresas.


Não se esqueça de estar presente em suas redes sociais e interagir com seu público, dando um retorno sempre. Assim você irá conhecê-lo melhor.

4. Saiba o que seu público compra

Nada melhor do que observar os hábitos de consumo de uma pessoa para entender qual é o seu perfil de cliente.


Se você tem uma loja virtual, observe quais são os produtos que são adquiridos pelas pessoas e o que mais eles compram junto.

5. Crie conteúdo relevante

Criar conteúdo através de um blog ou publicações nas redes sociais é alternativa para traçar o perfil do consumidor do seu produto ou serviço. Através deste tipo de publicação, é possível ver a reação do público e entender como ele pensa, além de fornecer informação para um público ávido por novidades.

6. Estimule os comentários

Estimule a troca de ideias com seus clientes e motive-os a dar sua opinião nos comentários de blogs ou redes sociais para que você saiba como eles pensam e o que é importante para eles.

7. As curtidas valem muito

As curtidas em redes sociais e blogs também são ótimas ferramentas para traçar um perfil do seu cliente e conhecê-lo melhor. Através dessas reações, é possível saber o que é mais relevante para o seu público.

8. Convide-os para opinar

Ter elementos de interação como enquetes curtas ou avaliações de produtos e atendimento pode te ajudar a conhecer melhor os gostos do seu cliente e ainda pode te ajudar a aprimorar seu atendimento.

Quer aprender mais sobre o consumidor digital? Continue em nosso site e conheça as ferramentas de marketing digital que temos a oferecer.

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