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8 Tendências de marketing digital para 2022



Ao preparar seu plano de marketing anual, certifique-se de incluir as tendências para 2022. Você obterá uma enorme vantagem competitiva sobre seus concorrentes se começar a implementar novos tipos de atividades de marketing logo.


É seguro dizer que o início da década de 2020 foi completamente sem precedentes. Ao nos aproximarmos de 2022, voltar ao antigo normal não é uma opção. À medida que os profissionais de marketing pensam em construir marcas nos próximos anos, você precisa entender como o marketing digital está sendo aproveitado para ajudar as empresas a se recuperarem, e o mais importante, como você deve redefinir sua estratégia para 2022 quando se pensa em marketing?


Você está pronto para ver o que está por vir? Boa!! Vamos começar!


1. Inteligência artificial


No campo do marketing de diálogo digital, a inteligência artificial permite otimizar suas medidas. As automações tornam possível a análise precisa dos padrões de pesquisa e das informações do cliente.


A inteligência artificial estabelece conexões entre conjuntos de dados que seriam muito complexos ou demorados para serem executados por humanos. A inteligência artificial já está sendo aplicada nas seguintes áreas:


· Marketing de e-mail personalizado;

· Geração de palavras-chave para criação de conteúdo;

· Transações de comércio eletrônico;

· Recomendações de produtos com base em dados coletados.


2. Marketing de micro influenciador


Embora o marketing tradicional de influenciadores agora domine muitas redes sociais, os micros influenciadores oferecem aos empreendedores um grande potencial que você, definitivamente, deve empregar em sua empresa em 2022.


Os micros influenciadores diferem dos macros influenciadores por terem um número menor de seguidores. A principal característica desses perfis de mídia social é a alta taxa de interação e engajamento. Frequentemente, os micros influenciadores atendem a um nicho preciso, o que os torna particularmente atraentes para a cooperação com empresas adequadas.


3. Marketing interativo e ágil


Para permitir que as empresas respondam mais rapidamente às mudanças na comunicação de marketing, métodos ágeis são cada vez mais usados ​​no mix de marketing.


Elementos interativos em sites corporativos ou canais de mídia social ganharão ainda mais importância no próximo ano. Envolver usuários e compartilhar informações com eles fortalece a conexão com sua marca e seus produtos. Os seguintes elementos podem ser usados ​​em marketing interativo:


· Avaliações;

· Questionários Jogos;

· Vídeos interativos;

· Pesquisas;

· Concursos.


4. Vidas e histórias

Lives se tornaram um dos formatos de conteúdo online mais populares em 2021. Essa tendência continuará em 2022 e ganhará mais popularidade. Dê aos seus seguidores uma visão dos bastidores de sua empresa por meio de transmissões ao vivo.


Tanto no Instagram quanto no Facebook, os usuários estão cada vez mais se envolvendo com conteúdo de curta duração, como Stories e agora o Reels (no instagram). A disponibilidade exclusiva dessas fotos ou vídeos os torna particularmente atraentes para seus seguidores.


5. Pesquisa visual e de voz


Os mecanismos de pesquisa também estão expandindo seus serviços para incluir a pesquisa por voz e visual em 2022. No futuro, os clientes poderão obter informações sobre um produto específico usando uploads de imagens.


Como proprietário de uma empresa, certifique-se de que seus produtos sejam compatíveis com este serviço de pesquisa. A popularidade da pesquisa por voz está crescendo.


6. Marketing de conteúdo e narrativa


O marketing de conteúdo tornou-se parte integrante das redes sociais e do marketing digital. A criação de conteúdo que agrega valor para o seu usuário gera muitas visitas a todos os seus canais digitais.


Certifique-se de que seja simples e claro, tornando mais fácil para seus clientes potenciais encontrarem seu caminho através da riqueza de informações na Internet. A combinação de marketing de conteúdo de qualidade e narrativa única ajudará sua empresa a tornar a jornada do cliente emocionante.


7. Conteúdo de vídeo mais curto.

Os vídeos continuam a ser muito populares no marketing de mídia social. Em vez de vídeos longos, a tendência está mudando para conteúdos de vídeos mais curtos que os usuários assistirão até o fim.


Como as imagens de vídeo online continuarão a aumentar, os profissionais de marketing online terão que preparar estratégias apropriadas para incorporá-las ao mix de marketing.


8. Proteção e segurança de dados


Um novo amanhecer aguarda a humanidade, pois a proteção de dados está se tornando um tema relevante para todas as empresas. Com a introdução do (General Data Protection Regulation), ou no português (Regulamentação Geral de Proteção de Dados) no mundo do comércio, obstáculos relevantes de coleta de dados podem afetar sua organização. A proteção de dados pessoais está se tornando cada vez mais importante, por isso a sua empresa não pode ficar de fora da inovação em proteção de dados.


AS PRÓXIMAS ETAPAS PARA SUA EMPRESA EM MARKETING DIGITAL


As tendências representadas aqui são um ponto de partida ideal para desenvolver seu planejamento de marketing para 2022. Para se adaptar às novas mudanças no marketing digital, você deve garantir a disponibilidade de recursos suficientes em marketing de mídia social.


Cada vez mais será preciso que você personalize o seu conteúdo, envolvendo-se mais intensamente com seus clientes em potencial por meio de conteúdo otimizado e interativo.


Então, como você pode ter um ótimo planejamento de marketing digital de longo prazo bem-sucedido? Experimente as cinco dicas abaixo:


1. Comece com seus objetivos;

2. Estabeleça metas que façam sentido para sua empresa;

3. Reserve um tempo para pesquisar seu público-alvo;

4. Estabeleça suas métricas KPIs mais importantes;

5. Avalie o que funciona e o que não funciona para melhoria contínua.


Abaixo estão alguns exemplos de metas que empresas de todos os segmentos e tamanhos devem seguir:


· Aumente o conhecimento da marca;

· Gere leads (interessados que deixam cadastro) e vendas;

· Aumente o público da sua marca;

· Aumente o envolvimento da comunidade.


Como analisar suas metas? Essas são algumas das fontes de dados valiosos do público para complementar seus insights de Marketing Digital:


· análise do Google;

· análise de e-mail;

· seu CRM;

· sua plataforma de atendimento ao cliente;

· seus produtos mais vendidos.

Não importa seus objetivos ou setor, sua estratégia de mídia social deve ser orientada por dados. Isso significa focar nas métricas de mídia social que importam. Em vez de se concentrar em métricas de vaidade, analise os dados que se alinham diretamente com seus objetivos.


· Alcance;

· Clicks;

· Desempenho de hashtag;

· Gostos orgânicos e pagos;

· Sentimento. Esta é a medida de como os usuários reagem ao seu conteúdo, marca ou hashtag.


Agora você deve ter uma compreensão geral de sua estratégia de marketing digital, no entanto, é importante que você seja capaz de adaptar sua estratégia ao longo do ano. Sem analisar continuamente seus esforços, você nunca saberá o desempenho de uma campanha em relação a outra.


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Lembre-se: "Loucura é querer resultados diferentes fazendo tudo igual." (Albert Einstein)


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