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5 técnicas fundamentais para escrever o seu social post

Atualizado: 30 de dez. de 2020

Digamos que você deseja promover o seu produto ou serviço por meio de uma postagem na rede social. Parece um processo simples: basta abrir o Instagram ou Facebook, criar sua publicação e clicar em compartilhar, certo? Apesar de as ferramentas estarem disponíveis a todos, criar um social post de impacto não é uma tarefa tão simples quanto parece. Alguns aspectos precisam ser considerados para que o post ganhe atenção no feed em meio a centenas de outros que competem no mesmo mercado. Para isso, o conteúdo precisa ter qualidade, originalidade e algo a mais que o faça ser compartilhado.


Técnicas para criação de social post

Caminho do sucesso

Para desenvolver uma postagem de sucesso nas redes, há alguns passos que direcionam o conteúdo nesse caminho. Não há fórmulas prontas quando se trata de criatividade. Mas, certamente, conhecer as técnicas a seguir garante 40% desse percurso.


1. Pense no conteúdo a partir da rede social

É importante desenvolver cada postagem pensando no perfil da plataforma. No Instagram, por exemplo, o foco está no compartilhamento de imagens. Já no Facebook, um texto pode ganhar força de acordo com o contexto. Inverter essa lógica implica o risco de perder um conteúdo de alto potencial.


2. Aposte em temas quentes e nas hashtags

Bons conteúdos são impulsionados pelo interesse geral. Ou seja, sempre que possível, tente articular trending topics (temas mais comentados nas redes sociais) ao material que deseja promover. Nesse sentido, estar sempre bem informado é um ponto básico para o processo de criação do social post. Já as hashtags podem ampliar a visibilidade do seu post quando este tem potencial de repercussão, especialmente no Instagram. Em outras plataformas, fique atento para não perder público para outros conteúdos associados às hashtags.


3. Coloque a imagem à frente das palavras

Sempre que possível, aposte em vídeos e fotos para a publicação. O texto tem uma função essencial, mas serve para dar apoio à parte visual, que ganha cada vez mais força na sociedade contemporânea. Aposte em textos curtos e certeiros, com boa articulação à estética.


4. Use frases de impacto

Frases fortes ou aspas que tenham relação com o conteúdo divulgado chamam a atenção e podem gerar uma promoção significativa para o post. Ser breve e preciso é uma habilidade essencial na escrita para as redes sociais.


5. Tenha um público definido

Você já ouviu falar no processo de criação de personas? Se não ouviu, é bom se atualizar agora mesmo. É preciso esmiuçar o público-alvo, delineando seus interesses e objetivos. Assim, a produção do conteúdo para o social post é muito mais certeira, o que se revela nos resultados positivos em termos de engajamento e compartilhamento.


Aprendizado constante

Na medida em que as técnicas anteriores são aplicadas, também ajudam a desenhar um caminho cada vez mais preciso. Portanto, tentativa e erro fazem parte desse processo, de modo a estabelecer as melhores estratégias dentro de cada rede e também a partir do público-alvo.


Deseja saber mais sobre o assunto ou tirar dúvidas sobre criação/divulgação de conteúdo? Deixe aqui um comentário e compartilhe conosco suas ideias.


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