Será que o seu negócio está no caminho da inovação disruptiva?

O avanço tecnológico vem impulsionando uma série de mudanças no mundo dos negócios...

A inovação disruptiva vem sendo um assunto muito comentado atualmente. O avanço tecnológico vem impulsionando uma série de mudanças no mundo dos negócios e as consequências da atuação desse modelo disruptivo podem afetar muitas empresas.

Não são poucos os exemplos de negócios disruptivos que começaram bem pequenos, atingindo um público-alvo com serviços inovadores e de baixo custo, e logo se tornaram gigantes com empresas valendo valores astronômicos na bolsa de valores.

Acontece que, em cada uma dessas histórias de sucesso, algum negócio sofreu com as alterações na divisão do “market share”. Em um texto que escrevemos sobre o modelo disruptivo, utilizamos o exemplo da Netflix, que ajudou a por “um fim” nas videolocadoras. 

E o que falar do Whatsapp? As mensagens instantâneas e gratuitas do aplicativo levaram as mensagens sms ao esquecimento. Até mesmo o Youtube poderia ser citado como exemplo. Grandes estúdios olharam com descrença a produção de vídeos de baixa qualidade e hoje os mesmos canais de baixa qualidade dominam o mercado.

 

E qual é o caminho da inovação disruptiva?

 

O entendimento correto do termo nos permite antever, de certo modo, a trajetória de um negócio disruptivo. Basta entender que um negócio disruptivo propõe uma alternativa inovadora e de baixo custo para poder projetar o caminho que a ideia seguirá até “explodir” em sucesso ou fracasso.

Para esclarecer, tomemos novamente o exemplo do Whatsapp. Seus criadores, durante a fase de desenvolvimento do aplicativo, tinham uma ideia clara do que desejavam: a ideia era oferecer um produto por um custo muito baixo para o cliente final (cabe lembrar que, inicialmente, o whatsapp deveria custar um dólar). Rapidamente, o produto caiu nas graças da população mundial e, como já ressaltamos, “assassinou” as mensagens sms. Agora, tente olhar para trás, se você fosse o dono das mensagens sms, não tentaria comprar o whatsapp, como fez o Facebook?

A inovação disruptiva atinge as empresas e o mercado de maneira geral, entretanto, nem todas possuem recursos ou a visão necessária para antever estes perigosos inovadores. Além do mais, o tempo para promover bruscas alterações em modelos de negócios vigentes há anos é grande demais e muitas empresas acabam sucumbindo.

Este novo paradigma do mercado vem criando e destruindo numa velocidade assustadora. A inovação disruptiva criou, inclusive, novos profissionais, como o BTO (Business Tranformation Officer) que é o profissional responsável pela promoção de transformações inovadoras. Em contrapartida, é óbvio que outros empregos correm o risco de serem extintos. 

Este é o caso dos operadores de telemarketing. Afinal, o marketing hoje é praticamente digital e esta alternativa, para um público cansado de textos repletos de “gerundismo” ao telefone, pode ser mais atrativa. Não sem motivos, o número de agências de marketing digital nunca foi tão grande.

 

Mas será que meu negócio pode ser afetado?

 

Existem estudos publicados em diversos veículos que listam uma série de negócios que, de certa forma, possuem maior probabilidade de estar na “mira” da inovação disruptiva. 

Um relatório muito interessante de uma escola de negócios na Suíça, o “Digital Vortex” é um bom exemplo. No gráfico, fundamentado em um cruzamento de dados complexo, os estudiosos indicam os setores mais suscetíveis às inovações disruptivas. Quanto mais próximo do centro, maior é a suscetibilidade. Bancos e telecomunicações aparecem bem próximos do epicentro, por exemplo.

De qualquer forma, e de modo geral, é possível presumir que profissões e setores cujo requisito principal seja a capacidade criativa e social sejam mais valorizados. Noutra ponta, os setores e profissões que se dedicam a serviços de intermediação correm grande risco de serem substituídos por tecnologias que já desempenham as mesmas funções.

Em suma, a inovação disruptiva veio para “sacudir” o mundo e, apesar dos benefícios, ela trará muita dor de cabeça para empresas e profissionais. A criatividade nunca valeu tanto quanto agora. Aqui, na Dynamus Marketing, já estamos prontos para auxiliar qualquer empresa que deseja ingressar nesse novo mundo de inovações. Nossas soluções em marketing digital podem ser de grande valia frente às inovações disruptivas. Não deixe de conferir!

Comente com o facebook